A Importância do Eye-Tracking para o diagnóstico do autista

Uma técnica computadorizada de rastreamento pelo olhar, chamada de eye- tracking, é uma das ferramentas tecnológicas adotadas nos últimos anos pelos profissionais para auxiliar no diagnóstico do autista.

“O  equipamento  vai  captar  para  onde  a  criança  está  olhando,  qual  é  a preferência dela. Uma criança neurotípica, já muito pequenininha, tem uma preferência  por  cenas  biológicas,  humanas  e  de  interação  enquanto  as crianças  com    TEA,    por    exemplo,    têm    uma   preferência   para    quadros geométricos, fractais e movimentos claros e repetitivos”.

Segundo a psiquiatra Daniela Bordini3 , coordenadora do ambulatório de autismo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a apresentação clínica do TEA é diversa.

“Cada indivíduo tem suas peculiaridades, tanto de dificuldades como de potencialidades e as alterações do neurodesenvolvimento se dão muito precocemente”, explica. “Hoje especialistas na área conseguem identificar quadros mais clássicos por volta de um ano a um ano e meio, com sinais e sintomas suficientes para dar um diagnóstico”, completa.

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:

Deixe seu Comentário:

Compartilhe:

Últimos Artigos:

Seu filho com Síndrome de Down também pode ser independente.  Conheça um pouco mais sobre essa doença e aprenda como garantir os direitos do seu filho!

Seu filho com Síndrome de Down também pode ser independente. Conheça um pouco mais sobre essa doença e aprenda como garantir os direitos do seu filho!

Segundo o doutor Drauzio Varella, Síndrome de Down é uma alteração genética causada por uma divisão celular atípica. As pessoas…
TENHA UMA EQUIPE DE ADVOGADOS ESPECIALISTAS AO SEU LADO E GARANTA SEU DIREITO AO TRATAMENTO DA NARCOLEPSIA.

TENHA UMA EQUIPE DE ADVOGADOS ESPECIALISTAS AO SEU LADO E GARANTA SEU DIREITO AO TRATAMENTO DA NARCOLEPSIA.

Conhecer sobre as doenças ou poder “encaixar” os sintomas em uma patologia, muitas vezes, pode gerar até mesmo certo “conforto”…
Você sabia que negar a cobertura de tratamento para o autista é abusivo? Ainda que se trate de tratamento experimental.

Você sabia que negar a cobertura de tratamento para o autista é abusivo? Ainda que se trate de tratamento experimental.

O portador de TEA tem direito de receber tratamento adequado, desde os convencionais até as terapias não convencionais como equoterapia,…